Paciente biamputado ganha braços robóticos controlados pela mente

Por Redação | 19.12.2014 às 12:40
photo_camera Foto: Divulgação

Este é mais um caso em que a tecnologia beneficia o ramo da saúde. Um morador da cidade de Colorado, nos Estados Unidos, participou de uma série de testes e, surpreendentemente, conseguiu movimentar braços mecânicos apenas com o controle do pensamento.

Segundo o site The Verge, Les Baugh perdeu os braços há 40 anos depois de um acidente com energia elétrica. Agora, ele foi a primeira pessoa a ganhar esta habilidade de controlar dois ombros e braços mecânicos apenas com a mente. O projeto foi desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins.

Segundo Albert Chi, cirurgião do setor de trauma da universidade, foram usados algorítimos de reconhecimento de padrões para identificar quais são os músculos que estão contraindo e como eles se comunicam entre eles, além de medir a sua amplitude e frequência dos movimentos. Ele ainda afirma que as informações são captadas e traduzidas para movimentos reais com a prótese.

Agora que os testes com o projeto foram concluídos com sucesso, resta aos médicos descobrirem como pacientes como Baugh poderão aplicar os movimentos com as atividades do dia a dia. E o treinamento já começou.