Ônibus espacial Discovery vai para o museu

Por André Fogaça | 18 de Abril de 2012 às 13h00

Você pode achar que a tecnologia que criou os ônibus espaciais é nova, mas não é. Em construção desde 1979 e em uso desde 1984, o Discovery fará seu último voo no lombo de um avião. Desta vez diretamente para o Museu Nacional Aeroespacial Smithsonian, nos Estados Unidos.

É isso mesmo, o ônibus espacial Discovery, que fez sua última visita ao espaço no ano passado, não é tão novo quanto parece ser. Por mais incrível que possa parecer, este veículo está em uso há 27 anos pela NASA. Após o término da construção da Estação Espacial Internacional, toda a frota de ônibus espaciais da agência foi aposentada em 2011 e este era o último representante da categoria.

Ironia do destino, seu último contato fora do chão foi feito no apoio de um Boeing 747 modificado e não por seu próprio motor. Além do Discovery, o Endeavour e a Atlantis também farão parte da coleção do museu. Porém, estas viagens ainda estão aguardadas para este semestre.

Aproveitando o momento de nostalgia, o National Geographic registrou o interior da cabine do Discovery e publicou uma imagem enorme com todos os comandos visíveis, com destaque para a parte criada pelos russos e até um botão que ganhou - em 1985 - um cano plástico improvisado para melhor manobra da aeronave.

Curioso? Clique aqui para conhecer algo que apenas os engenheiros da NASA e astronautas viram!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!