Publicidade

Novo voluntário testa exoesqueleto que será usado na abertura da Copa do Mundo

Por| 20 de Maio de 2014 às 08h49

Link copiado!

Novo voluntário testa exoesqueleto que será usado na abertura da Copa do Mundo
Novo voluntário testa exoesqueleto que será usado na abertura da Copa do Mundo

Na última sexta-feira (16), o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis publicou em sua página do Facebook um vídeo do projeto "Andar de Novo". O objetivo do projeto é fazer um exoesqueleto que devolva a capacidade de andar a um jovem com deficiência física, que dará o pontapé inicial no jogo entre Brasil e Croácia, na abertura da Copa do Mundo de 2014. "Momento histórico: oitavo voluntário caminha pela primeira vez com o exoesqueleto e desfruta da sensação de andar novamente", exaltou o cientista na publicação na rede social.

O equipamento deve permitir que pessoas paraplégicas consigam andar novamente, controlando o aparelho por meio de comandos emitidos pelo cérebro. O exoesqueleto é desenvolvido a partir de uma colaboração internacional entre a Universidade de Duke, nos Estados Unidos; o Instituto de Tecnologia de Lausanne, na Suiça; o Insitituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), além da Universidade da Califórnia e a Universidade de Kentucky, também nos Estados Unidos.

Ao todo, oito voluntários da Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD) foram treinados para testar o equipamento. Como pode ser visto no vídeo abaixo, o voluntário deve seguir a linha marcada no chão para voltar a dar os primeiros passos. Confira: