Novo robô da DARPA consegue subir degraus e fugir de obstáculos

Por Redação | 29 de Outubro de 2012 às 07h20

A DARPA (Agência de Pesquisa e Projetos Avançados de Defesa) conhecida no mundo todo por desenvolver protótipos de aparelhos e robôs dos mais variados tipos, criou um robô que sabe muito bem por onde anda.

O Pet-Proto é uma máquina que está em desenvolvimento pela Boston Dynamics (a mesma empresa que desenvolveu o premiado Cheetah), em parceria com a DARPA, que está custeando o projeto.

pet-proto

O ainda desengonçado Pet-Proto: ele está no caminho certo e pode vir a ser de grande valia no futuro (Imagem: DARPA/Reprodução)

O robô quase humanoide é capaz de subir degraus, se equilibrar, pular e saber exatamente onde estão os obstáculos pelo caminho. No vídeo abaixo, o Pet-Proto, se confronta com obstáculos similares aos que os robôs enfrentarão no desafio Robotics Challenge, que é uma competição promovida pela DARPA.

O projeto tem o objetivo de desenvolver robôs que tomam suas próprias decisões, sem titubear e nem cair. Estes são pontos específicos do próprio concurso da DARPA, onde o maior desafio é fazer com que os robôs passem por situações de perigo em ambientes irregulares, cheios de armadilhas e obstáculos.

Os vencedores do desafio ganham acesso à sua própria versão modificada do robô Atlas em 2013 e 2014, a fim de realizarem testes de resposta e melhorarem o protótipo, trazendo vantagens para várias áreas da ciência e da tecnologia.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!