Novo material 'destrói' gotas e deixa qualquer superfície impermeável

Por Redação | 05.12.2013 às 11:05

Em uma publicação da revista Nature, cientistas explicaram que conseguiram "destruir" as gotas de água que encostaram em uma superfície. Materiais deste tipo, que possuem a habilidade de se manterem secos fazendo com que as gotas de água, ao entrarem em contato, saltem para longe ao invés de aderir à superfície dos mesmos tem recebido bastante foco de pesquisadores.

Em geral, esses materiais fazem com que a água que entra em contato se espalhe, atingindo o maior diâmetro possível para em seguida recuar rapidamente, e acabar soltando-se da superfície. O poder de repelir as gotas é influenciado por diversos fatores, dentre eles o tempo mínimo de contato. Nesta pesquisa os cientistas conseguiram fazer com que uma interação aconteça em um tempo super reduzido, utilizando materiais super hidrofóbicos (que não possuem afinidade molecular com a água) com uma estrutura que redistribui a massa do líquido, alterando sua hidrodinâmica.

Com essa técnica uma gota é dividida em muitas outras gotículas menores, que podem mover-se muito mais rápido do que a gota maior, diminuindo então o tempo de contato em 37% quando comparado com outros materiais repelentes de água.

Talvez a primeira aplicação que venha à mente seria a de roupas impermeáveis, mas existem outras tão ou mais interessantes. Pode-se imaginar um smartphone ou tablet utilizando o material em sua estrutura, além de diversas outras aplicações na indústria.