Nestlé vai engarrafar exercícios físicos para ajudar pessoas a perderem calorias

Por Redação | 27 de Novembro de 2014 às 10h04

Que se exercitar faz bem para a saúde, isso todo mundo sabe. No entanto, a maioria das pessoas tem preguiça e sempre arranja uma desculpa ou outra para não cuidar da saúde nesse sentido.

Pensando em quem não tem disposição para correr ou para praticar qualquer outro tipo de modalidade esportiva, a Nestlé está trabalhando no que vem sendo chamado de “exercícios em garrafas”. Segundo o Tech Times, a intenção da empresa é de lançar, num futuro próximo, uma bebida capaz de influenciar e acelerar o metabolismo de pessoas inativas, de quem apresenta alguma excepcionalidade ou de idosos.

A bebida vem sendo desenvolvida por um grupo de cientistas e pesquisadores do Nestlé Institute of Health, que descobriu que a enzima AMPK, que queima gordura ou açúcar, pode ser controlada por um componente chamado C13. Pode parecer algo surreal, mas os cientistas já estão testando a enzima em ratos para compreender como ela funciona.

Até o momento, os resultados obtidos foram positivos e os animais conseguiram interromper a produção de gordura. Apesar disso, Kei Sakamoto, um dos cabeças da pesquisa, alerta para as restrições de uso da descoberta. “A enzima ajuda a quem não pode ou não consegue suportar exercícios. Ao invés de 20 minutos de corrida ou 40 de bicicleta, isso deve ajudar a acelerar o metabolismo com exercícios moderados”, explica.

O pesquisador ainda ressalta que a novidade poderá ajudar pessoas que apresentam alguns tipos de doenças, como é o caso do Diabetes Tipo 2. Quem apresenta essa peculiaridade tem problemas para levar glicose até os músculos, sendo que a AMPK “faria seu próprio caminho” e solucionaria o problema.

Embora pareça promissor, nenhum detalhe adicional sobre como o produto realmente funcionará em humanos foi fornecido, tampouco quando ele estará disponível no mercado.