Nasa inicia testes de sua Internet Interplanetária

Por Redação | 14 de Novembro de 2012 às 14h36

A NASA iniciou os testes de uma nova Internet Interplanetária, com o objetivo de estabelecer conexão entre a Estação Espacial Internacional e a superfície terrestre. Saiu no VentureBeat.

Recentemente, o astronauta Sunita Williams conseguiu enviar comandos por rede de seu laptop, na Estação Espacial Internacional, a um robô construído de Lego, localizado aqui na Terra, na sede da ESA (Agêngia Espacial Europeia), na Alemanha. O experimento fez parte de um plano da NASA para conseguir financiamento privado.

A agência espacial utilizou um protocolo de comunicação oficialmente conhecido como DTN (Disruption Tolerant Networking, ou Rede Tolerante a Disrupções, em português), ideal para transmitir dados a longas distâncias e capaz de permitir que futuras frotas de satélites e naves espaciais que orbitam a Lua ou Marte consigam se comunicar, sem maiores empecilhos, com a Terra.

O protocolo, que ainda está em fase de testes, apresenta-se muito lento, com velocidade entre Terra e Estação Espacial girando em torno de 1,42 Kbps. Para resolver o problema, a agência espacial pode procurar investir em novos satélites retransmissores de sinais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.