Nasa inicia testes de sua Internet Interplanetária

Por Redação | 14.11.2012 às 14:36 - atualizado em 14.11.2012 às 20:20

A NASA iniciou os testes de uma nova Internet Interplanetária, com o objetivo de estabelecer conexão entre a Estação Espacial Internacional e a superfície terrestre. Saiu no VentureBeat.

Recentemente, o astronauta Sunita Williams conseguiu enviar comandos por rede de seu laptop, na Estação Espacial Internacional, a um robô construído de Lego, localizado aqui na Terra, na sede da ESA (Agêngia Espacial Europeia), na Alemanha. O experimento fez parte de um plano da NASA para conseguir financiamento privado.

A agência espacial utilizou um protocolo de comunicação oficialmente conhecido como DTN (Disruption Tolerant Networking, ou Rede Tolerante a Disrupções, em português), ideal para transmitir dados a longas distâncias e capaz de permitir que futuras frotas de satélites e naves espaciais que orbitam a Lua ou Marte consigam se comunicar, sem maiores empecilhos, com a Terra.

O protocolo, que ainda está em fase de testes, apresenta-se muito lento, com velocidade entre Terra e Estação Espacial girando em torno de 1,42 Kbps. Para resolver o problema, a agência espacial pode procurar investir em novos satélites retransmissores de sinais.