NASA enviará próxima sonda a Marte em 2020 e tripulação humana em 2030

Por Redação | 05 de Dezembro de 2012 às 12h22

Estamos próximos de conhecer os confins do espaço. A NASA já anunciou seus planos de enviar uma segunda sonda até o planeta Marte em 2020. Até lá, a agência espacial desempenhará pequenas missões e, se tudo sair conforme previsto, astronautas entrarão em órbita em 2030, atendendo a pedidos do presidente americano Barack Obama.

De acordo com o site Ars Technica, John Grunsfeld, administrador científico associado da NASA, anunciou em uma coletiva de imprensa da American Geophysical Union (União Geofísica Americana) que a administração da agência espacial norte-americana está realmente planejando realizar missões menores, junto à Agência Espacial Europeia, a ESA.

Duas pequenas missões entrarão em órbita, pela ESA, em 2016 e 2018: a NASA irá providenciar sistemas de comunicações UHF para a missão de 2016. Já em 2018, a estação norte-americana providenciará um analisador molecular para a sonda ExoMars, da ESA. E agências espaciais russas se tornarão parceiras em ambas as missões.

Em 2020, uma nova missão, desta vez conduzida pela NASA, será realizada com a mesma equipe que vem trabalhando na sonda Curiosity. Grunsfeld ressaltou que as peças reserva desenvolvidas para a missão Curiosity serão essenciais para a missão da próxima década. E para atender a pedidos do presidente Barack Obama, a NASA pretende enviar humanos para Marte já nos anos 2030.

Apesar de apresentar alguns problemas com relação aos caríssimos orçamentos das missões, a agência espacial norte-americana já mostrou que, para a missão de 2020, está tudo sob controle.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.