NASA quer sua ajuda para encontrar novos asteroides

Por Redação | 16.03.2015 às 14:06
photo_camera Caroline Hecke

A NASA quer a ajuda da população para fazer o rastreamento de asteroides no espaço. O anúncio foi feito por cientistas durante o evento SXSW, que aconteceu na cidade de Austin, no Texas.

De acordo com informações do site Endgaget, o projeto "Asteroid Hunter" será feito graças a um software produzido em parceria com a empresa de mineração Planetary Resources. O programa, que funciona em PCs e Macs, faz a análise de imagens do espaço obtidas por telescópios, com um algorítimo responsável por determinar se os corpos celestes são asteroides ou não.

A agência espacial americana afirma que o algorítmo do aplicativo consegue identificar 15% a mais de asteroides existentes entre Júpiter e Marte, em comparação com programas que executam funções semelhantes. Além disso, ele pode identificar objetos próximos da Terra, sendo possível descobrir com uma maior antecedência se eles representam alguma ameaça ao nosso planeta.

A ajuda vai colaborar com cientistas que relatam que um grande volume de imagens é coletado todos os dias, sendo impossível que os astrônomos consigam verificar todas manualmente. Os registros obtidos servirão como uma base de dados para análises futuras da Planetary Resources.

Ficou interessado? Para participar do projeto, basta ter um telescópio e baixar aqui o software disponibilizado pela NASA.