NASA quer capturar um asteroide até 2019

Por Redação | 23.06.2014 às 17:45
photo_camera Caroline Hecke

A Agência Espacial Americana revelou seus planos de capturar um asteroide em pleno espaço aberto e trazê-lo para a Terra afim de estudá-lo melhor.

Segundo a NASA, a missão irá ocorrer já em 2019. O asteroide a ser “laçado” deverá ser escolhido um ano antes do lançamento da missão, ou seja, em 2018. Ele será pequeno, e após capturado, a missão robótica o levará para a órbita lunar, onde lá permanecerá para estudos futuros. Além disso, uma amostra será coletada e trazida para a Terra.

A Agência espera inclusive enviar astronautas para o asteroide orbitando a lua, em alguma data durante a década de 2020.

Os cientistas já estão procurando o corpo ideal utilizando o telescópio espacial Spitzer, e já encontraram vários candidatos. Eles possivelmente datam da formação do nosso sistema solar, o que poderá dar aos cientistas um entendimento melhor de como tudo começou.

“Com esses estudos conceituais, nós estamos dando os próximos passos no desenvolvimento das capacidades necessárias para enviar humanos ao espaço, ainda mais longe do que antes, chegando até Marte. Além disso, desenvolveremos as técnicas para proteger a Terra de asteroides”, disse Williams Gerstenmaier, um funcionário da Agência.

Até agora são nove candidatos para a captura, que unem tamanho e órbita favoráveis. E um asteroide em particular, o 2011 MD, é o candidato mais forte, porque possui uma densidade baixa, próxima à da água, e possui pouco mais de 6 metros de comprimento, perfeito para a missão.

Veja a "foto" do asteróide, tirada pelo telescópio Spitzer.

Asteroide NASA