NASA irá lançar novo satélite para explorar regiões remotas do Sol

Por Redação | 07 de Junho de 2013 às 09h55

A NASA anunciou recentemente que enviará ao espaço um novo satélite com destino ao Sol no próximo dia 26 de junho para explorar áreas remotas e desconhecidas da estrela. Como parte da Missão IRIS (Espectógrafo de Imagens da Interface Solar), o satélite deverá analisar a região conhecida como limbo solar, onde são geradas as maiores emissões de raios ultravioletas.

O limbo solar está localizado entre a superfície visível do Sol e sua atmosfera superior, e nesta região a NASA acredita que pode encontrar 'estruturas' que variam de 160 a 240 quilômetros de largura e até 160 mil quilômetros de comprimento. Os pesquisadores da agência espacial afirmam que a missão deverá fornecer as primeiras imagens em alta resolução da área, bem como informações essenciais como velocidade, temperatura e densidade.

A missão IRIS será equipada com um telecóspio ultravioleta que é capaz de tirar fotos de em espaços de poucos segundos. O satélite, projetado no centro Lockheed Martin em Palo Alto, Estados Unidos, será enviado ao espaço a bordo do foguete Pegasus XL.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.