NASA diz que quer enviar Homem à marte até 2030

Por Redação | 03.12.2014 às 16:55
photo_camera Foto: Divulgação

Enviar o homem a Marte é um sonho antigo da NASA e há bastante tempo a agência espacial vem trabalhando no desenvolvimento de tecnologias que poderão ajudar não apenas nessa jornada, mas em outras por todo o sistema solar.

Numa publicação oficial em seu site, a agência norte-americana confessou que tem o objetivo de enviar astronautas a um asteroide até 2025 e uma missão tripulada à Marte até 2030. Enquanto isso, a nave espacial Orion, que provavelmente será utilizada nas missões daqui a 10 anos, está sendo preparada para fazer seu primeiro voo teste nesta quinta-feira (04).

A Orion é a primeira nave espacial de grande porte desenvolvida pela NASA depois da Apollo, que levou o Homem à lua pela primeira vez em 1969. Ainda segundo a agência, a nave pode viajar além da distância da Lua e, no primeiro teste, deve orbitar a Terra a cerca de 5,8 mil quilômetros de altura. A expectativa é que a nave dê duas voltas completas ao redor do planeta em quatro horas e meia e colete informações importantes para a futura viagem.

Nasa Marte

Plataforma de lançamento da Orion já está pronta para lançar a nave nesta quinta-feira (04).

Engenheiros e cientistas da NASA estão trabalhando para que a missão seja um sucesso e que, no futuro, os astronautas consigam usufruir das tecnologias desenvolvidas para a exploração. Se tudo sair conforme o cronograma, a expectativa é que os exploradores espaciais não só cheguem a Marte, mas passem um bom tempo vivendo lá antes de voltarem seguros para a Terra.