NADA é o nome da nova agência espacial da Coreia do Norte

Por Redação | 04.04.2014 às 08:06

No ano passado, o governo da Coreia do Norte passou a Lei para Desenvolvimento Espacial, com o objetivo de tornar o país uma potência na exploração espacial.

Esta semana, a KNS (Agência de Notícias da Coreia) divulgou o logo e o nome do órgão que será responsável pelo programa espacial do país: é a Administração Nacional para Desenvolvimento Aeroespecial, ou NADA (National Aerospace Development Administration), em inglês.

O objetivo da entidade será "colocar em prática a ideia e princípio do governo da Coreia do Norte de desenvolver o espaço para propósitos pacíficos", disse o comunicado.

Agência especial da Coreia do Norte - NADA

Fonte: Korea Central News Agency/NASA/CNET

O logo da agência, que é muito parecido com o da agência norte-americana NASA, teve todo o simbolismo explicado. Na parte inferior, em letras brancas, pode-se ler o nome da agência em coreano: "Kukgaujugaebalkuk". Na parte de cima está o nome DPRK, ou República Popular Democrática da Coreia, em inglês, com o nome da agência logo abaixo.

A constelação que se vê no globo é a Ursa Maior, que representa "a vontade de cientistas da Coreia do Norte de glorificar a Coreia de Kim Il Sung e Kim Jong Il como uma potência espacial". Já os anéis azuis cruzando o emblema simbolizam órbitas de satélites, cujo lançamento seria o objetivo da agência espacial. O globo representa a ideia do desenvolvimento pacífico do espaço.

A lei de desenvolvimento espacial da Coreia do Norte especifica que o país tem apenas propósitos pacíficos nessa área e diz que a NADA deverá colaborar com outras agências ao redor do mundo.

Infelizmente, tanto a sigla quanto o logo da Nada não foram muito bem pensados.