Motorista se livra de uma multa de US$ 400 utilizando explicações físicas

Por Ultradownloads | 17 de Abril de 2012 às 17h55

Um físico da Universidade da Califórnia chamado Dmitri Krioukov conseguiu a façanha de se livrar de uma multa de trânsito no valor de US$ 400 por não ter respeitado uma placa de "Pare", aplicada diretamente por um policial que estava no local.

Como fez isso? Usando seu conhecimento! Ao recorrer à multa, ele explanou sua "Prova de Inocência" ao longo de quatro páginas recheadas de explicações teóricas, gráficos e cálculos. A alegação em sua defesa era a de que tudo não havia passado de um equívoco do policial que presenciou a infração, afinal uma série de fatores o levaram a crer que Dmitri realmente não havia respeitado a placa e parado o carro, tudo graças à relação entre velocidade angular e linear.

"Um observador — o guarda —, localizado a uma distância determinada e perpendicular à trajetória do carro, pode ter tido a impressão de que este não parou no caso de terem ocorrido as seguintes coincidências: o observador está medindo a velocidade angular do veículo, e não a linear; o carro desacelera e volta a acelerar em um espaço de tempo relativamente curto; um objeto — outro carro — causa uma curta obstrução no campo de visão do observador justo no momento em que os dois veículos se encontram diante da placa".

Por exemplo, se ficamos parados próximo a uma linha de trem, a primeira percepção que temos é a de que a locomotiva, que está distante, não está se movendo. Porém quando ela começa a se aproximar temos a sensação de que ela vem cada vez mais depressa, e só quando ela passa por nós temos a velocidade visual ampliada. A partir dessa teoria ele desenvolveu sua defesa, contando com uma série de coincidências.

O que aconteceu foi que ele ficou parado apenas alguns segundos diante da placa, caso ele tivesse ficado um pouco mais de tempo ali teria evitado a "confusão".

Fica a dica para a garotada que não gosta de estudar física no colégio, pois acha que nunca será útil... Nunca se sabe!

defesa_física
Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.