Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Research apresenta tecnologia de controle de PC com reações musculares

Por| 05 de Agosto de 2012 às 17h35

Link copiado!

Microsoft Research apresenta tecnologia de controle de PC com reações musculares
Microsoft Research apresenta tecnologia de controle de PC com reações musculares
Tudo sobre Microsoft

O departamento de pesquisas tecnológicas da Microsoft, o Microsoft Research, apresentou nesta semana o protótipo de um sistema de controle de interfaces eletrônicas feito pelos movimentos musculares do corpo humano.

Com o novo sistema, os usuários poderão controlar seus computadores e até jogar games utilizando apenas sensores conectados aos seus braços, que captam as informações dos movimentos com base nas reações musculares do usuário.

O sistema utiliza eletromiografia que detecta as cargas elétricas criadas pelas células musculares

Continua após a publicidade

De acordo com o Extreme Tech, a nova tecnologia se baseia na eletromiografia (EMG), que é basicamente o equivalente muscular de um eletroencefalograma. A EMG, por sua vez, detecta as cargas elétricas criadas pelas células musculares após receberem um sinal a partir do cérebro.

Ao colocar uma braçadeira ao redor dos músculos do antebraço do usuário, onde estão localizados os músculos que controlam os dedos, o EMG pode detectar com precisão todos os movimentos das mãos e dedos do usuário. Com alguns treinamentos, o software pode ser capaz de converter leituras da tecnologia em gestos que podem substituir os mouses e teclados tradicionais.

No pedido de patente do sistema, a empresa sugere que o sistema não precisa necessariamente ser utilizado em uma pulseira ou braçadeira. Ele pode ser, por exemplo, usado em uma peça de roupa, um relógio de pulso e até em um par de óculos.

O sistema é alimentado por uma bateria recarregável e conectado a uma central através de uma conexão sem fio, garantindo assim que o usuário não tenha que ficar preso a cabos para utilizar a tecnologia de controle.

Continua após a publicidade

Além disso, a Microsoft afirma que o sistema também poderá ser equipado com mecanismos de reação, ou seja, dependendo do movimento que o usuário produzir, a braçadeira irá responder com sinais vibratórios ou luminosos.

Por enquanto, a empresa aguarda o licenciamento de sua patente tecnológica para continuar suas pesquisas e, quem sabe, em um futuro próximo disponibilizá-la no mercado.