Meteorito atinge região central da Rússia e deixa centenas de feridos

Por Redação | 15 de Fevereiro de 2013 às 10h43

Um meteorito atingiu a região dos Montes Urais, na Rússia, na manhã desta sexta-feira (15) e deixou ao menos 400 feridos, devido ao choque e à explosão que estorou janelas e tremeu a estrutura de alguns edifícios. A maioria dos feridos teve cortes leves e contusões, mas algumas pessoas foram atingidas na cabeça por estilhaços. As informações são da BBC.

Moradores da região afirmaram que uma bola de fogo gigantesca pôde ser vista atravessando o céu logo nas primeiras horas da manhã, seguida por uma sequência de fortes estrondos. Um fragmento do meteorito caiu em um lago próximo a Chebarkul, cidade próxima a Chelyabinsk - local onde o impacto foi sentido com mais intensidade.

Especialistas e pesquisadores afirmam que um meteoro deve ter explodido parcialmente na baixa superfície da Terra, resultando na queda dos fragmentos que puderam ser vistos pelos russos. Equipes de resgate trabalham para socorrer todos os feridos e a região mais afetada no país pelo meteorito abriga muitas fábricas, um armazém de lixo atômico e uma planta de energia nuclear.

Meteorito Rússia

Reprodução: SAPO

"Eu estava no escritório, quando de repente eu vi um clarão muito brilhante na janela na minha frente", afirmou o morador da região Sergei Serskov. "Então, eu senti cheiro de fumaça. Olhei pela janela e vi uma camada gigante de fumaça, como se tivesse partido de uma avião mas muito maior. Poucos minutos depois, a janela se abriu e houve uma grande explosão, seguida de várias pequenas explosões".

A Academia de Ciências da Rússia estima que o meteoro pesava cerca de 10 toneladas e entrou na Terra a uma velocidade de aproximadamente 54 mil quilômetros por hora. Ele deve ter iniciado sua explosão de 30 a 50 quilômetros de distância da superfície terrestre, como acontece com a maioria dos meteoros e, além disso, os cientistas também negaram que a proximidade do asteroide de 46 metros de largura, o 2012DA14, da Terra esteja diretamente relacionada com o incidente desta manhã em solo russo.

Confira abaixo um dos vídeos que captaram o momento exato da explosão na Rússia:

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.