MIT trabalha em tecnologia de impressão 4D, em que objetos mudam de formas

Por Redação | 05 de Março de 2013 às 16h07
photo_camera Divulgação

A impressão em três dimensões e a capacidade de criar novos objetos a partir de projetos simples têm interessado muitos pesquisadores e desenvolvedores. Mas, para o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), o futuro vai um pouco mais além e seus pesquisadores já trabalham no desenvolvimento de uma tecnologia de impressão em 4D. As informações são do Dvice.

Os pesquisadores trabalham na criação de objetos impressos em 3D que tenham a capacidade de mudar suas formas mesmo depois de terem sido confeccionados. A impressão de objetos com matérias-primas inteligentes pode auxiliar nesse processo e fazer com que eles se movam, lentamente, sozinhos, e ainda transformem seu formato para melhor atender às necessidades de quem for usá-los.

Neste primeiro momento, os cientistas conseguiram produzir materiais que atuam como uma espécie de esponja, que podem ser espalhados em camadas durante o processo de impressão em três dimensões de uma peça. Quando a peça é submersa em água, por exemplo, o material se expande, alterando toda a estrutura do objeto, e o usuário poderá fazer com que o material reposicione automaticamente as suas linhas para obter uma peça completamente nova.

Por enquanto, os pesquisadores do MIT afirmam que eles conseguiram matérias-primas capazes de se movimentar em apenas uma direção e que reagem apenas à água. Mas eles afirmam que outros materiais que reagem a outros elementos como luz solar, vibrações, som e calor poderão ser utilizados nas próximas etapas da pesquisa.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo do projeto de impressão 4D do MIT:

4D Printing: Cube Self-Folding Strand from Skylar Tibbits on Vimeo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.