MIT cria metal capaz de se regenerar

Por Redação | 10 de Outubro de 2013 às 10h55

A ficção científica está cada vez mais perto da realidade. Pesquisadores do MIT (Massachusetts institute of Technology) descobriram propriedades regenerativas do metal. Para que isso ocorra, é necessário aplicar sobre uma barra de metal quebrada a mesma quantidade de força que também poderia parti-la. A descoberta foi feita por acaso.

Com o novo conceito, seria possível reparar uma estrutura de metal antes que o dano se espalhe. O estudo foi publicado no jornal Physical Review Letters pelo estudante Guoqiang Xu e pelo professor de engenharia e materiais cientificos Michael Demkowicz.

"Precisamos checar duas vezes", disse Demkowicz, quando vimos que "em vez de aumentar a rachadura, ela na verdade se fechava. Primeiro percebemos que nada estava errado. E a próxima pergunta, então, foi 'por que isso está acontecendo?'".

A resposta está na forma como os contornos de grãos interagem com fissuras na microestrutura cristalina de um metal - no caso, a do níquel, que é a base para "superligas" utilizadas em ambientes extremos, como, por exemplo, em poços de petróleo no fundo do mar.

"Nós descobrimos que há um mecanismo que pode, em princípio, fechar as rachaduras com qualquer tensão aplicada", diz Demkowicz. Assista a simulação computadorizada abaixo.

Em geral, os metais são compostos por grãos cristalinos cujos tamanhos e orientações podem implicar em força e em outras características. Mas os pesquisadores descobriram que o estresse "causa uma mudança de microestrutura: pode fazer com que os contornos de grãos migrem. Esse fenômeno é a chave para a regeneração do metal", de acordo com Xu e Demkowicz.

Segundo o Dvice, a descoberta é incrível e assustadora, já que vimos no famoso filme de ficção científica Exterminador do Futuro 2 o que uma estrutura de metal inteligente pode causar. Mas claramente a inovação está em estágio embrionário e ainda muito longe de gerar um exército de robôs que se auto-regeneram. Ainda assim, é um começo.

Robô T-100
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.