Livro transforma água contaminada em potável

Por Redação | 08.05.2014 às 08:39

Todo mundo sabe que a ingestão da água contaminada é uma das maiores responsáveis por doenças, principalmente em países com grande população vivendo abaixo da linha da pobreza. Foi pensando numa forma de diminuir esse problema que surgiu o Drinkable Book.

O projeto foi criado pela organização sem fins lucrativos Waterislife em parceria com o designer nova-iorquino Brian Gartside e cientistas e engenheiros das universidades de Virgínia e Carnegie Mellon, nos Estados Unidos.

drinkable book

Além de informações vitais sobre a água, saneamento básico e higiene, o livro contém páginas impregnadas de nanopartículas de prata que podem eliminar agentes causadores de doenças como cólera, febre tifoide, E. coli, entre outras. De acordo com os cientistas, 99,9% das bactérias foram eliminadas durante os experimentos, sem efeitos colaterais.

Utilizar o livro é simples e basta fazer um filtro usando uma das páginas dele. Depois disso, o leitor deve jogar a água sobre a superfície e observá-la sair do outro lado, potável.

drinkable book

Além disso, todas as páginas custam muito pouco para serem reutilizadas, o que torna o processo sustentável. Cada folha é capaz de filtrar durante 30 dias e um livro tem potencial para descontaminar água por um tempo estimado de quatro anos. Para saber mais sobre o projeto, basta acessar a página da Waterislife.

Abaixo, veja o vídeo do livro em ação: