Lâmpadas de plástico são mais eficientes e podem substituir as atuais

Por Redação | 06 de Dezembro de 2012 às 14h29
photo_camera WFU

Pesquisadores da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte, desenvolveram um novo tipo de lâmpada que pode ser o sucessor das atuais lâmpadas fluorescentes, espalhadas por todos os cantos do mundo. A equipe desenvolvedora do projeto acredita que as primeiras unidades começarão a ser produzidas já no ano que vem. As informações são da BBC News.

As novas lâmpadas são feitas de uma fonte de luz chamada polímero eletroluminescente induzido por campo elétrico, ou tecnologia Fipel. São feitas de três camadas de polímeros emissores de luz, cada qual contendo um pequeno volume de nanomateriais que incandescem quando a corrente elétrica passa por eles.

Segundo o inventor do projeto, Dr. David Carroll, professor de física na Universidade de Wake Forest, a nova fonte plástica de energia pode ser moldada a qualquer forma. E ainda produz luz de melhor qualidade que a de lâmpadas fluorescentes compactas, que se tornaram bastante populares nos últimos anos. "Nosso dispositivo se iguala perfeitamente ao espectro de luz solar", explica o professor, ao falar das dores de cabeça causadas nas pessoas pela luminosidade dos atuais bulbos fluorescentes.

O professor garante que suas novas lâmpadas são mais brilhantes que as atuais e, além disso, é possível dar ao espectro qualquer tonalidade desejada sobre a luz branca.

A lâmpada que tem como fonte de luz a tecnologia Fipel é mais duradoura, mais brilhante, pode ser transformada em várias formas e é inquebrável, já que não é feita de vidro. Segundo o professor, em seu laboratório já existe um exemplar funcionando há aproximadamente dez anos.

O professor diz que suas lâmpadas possuem um baixo custo de fabricação, e ainda garante que já existe uma "empresa parceira" interessada em iniciar a fabricação dos dispositivos em 2013.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.