Em Marte há dez anos, jipe-robô Opportunity será formatado pela Nasa

Por Redação | 03.09.2014 às 17:00
photo_camera Divulgação/Nasa

Com um histórico de dez anos em terras marcianas, o jipe-robô Opportunity está passando por momentos difíceis. Apenas no último mês, o robô teve que ser reiniciado doze vezes, perdendo alguns dias de exploração no planeta. A Nasa, responsável pelo robô-explorador, pretende formatá-lo daqui da Terra mesmo.

A agência espacial anunciou o plano na última semana por meio de um comunicado onde também relatava os atrasos das “atividades científicas” devido às panes no sistema do robô. Mesmo que pareça uma tarefa complexa, o projeto de TI realizado remotamente é classificado como “de baixo risco”, pois, segundo o comunicado, “sequências críticas e o software de voo estão armazenados em outro local, numa memória não-volátil”.

robô opportunity2

A Nasa já realizou este tipo de procedimento remotamente no passado. O finado robô Spirit, que chegou a Marte junto com o Opportunity, apresentou surtos de memória há cinco anos, sendo formatado à distância na ocasião.

A formatação está prevista para acontecer ainda no começo de setembro. Antes que o procedimento seja feito será necessário que os “dados úteis que restam na memória flash” sejam enviados para a Terra. Após isso a máquina irá entrar em um tipo de estado de “repouso”, impedindo que ela acesse o espaço em manutenção.

A velocidade da comunicação entre a base de operação e o Opportunity, separados por 200 milhões de quilômetros, será menor. A agência pretende adicionar um pouco de resiliência ao processo com o objetivo de que o robô se recupere mais rapidamente de eventuais panes em meio aos preparativos.

O robô da agência espacial pousou em Marte em janeiro de 2004 para uma missão que duraria apenas três meses. No entanto, dez anos depois, o Opportunity continua em funcionamento e encaminhando materiais do planeta vermelho para a Terra. Ele funcionou por seis anos com o apoio do robô Spirit, que teve sua vida útil encerrada em 2010. Atualmente o Opportunity divide o planeta com o Curiosity, também responsável por encaminhar imagens e análises para a Terra.

Entre as descobertas realizadas pelo Opportunity nos últimos dez anos estão as evidências que levaram cientistas a crer que no passado Marte foi um planeta úmido e com grande quantidade de água disponível.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/it-solutions/2014/09/em-marte-ha-dez-anos-jipe-robo-oppotunity-tera-a-memoria-formatada-remotamente.shtml