Publicidade

Japoneses criam robô nadador para ajudar no resgate de pessoas

Por| 31 de Julho de 2012 às 13h45

Link copiado!

Japoneses criam robô nadador para ajudar no resgate de pessoas
Japoneses criam robô nadador para ajudar no resgate de pessoas

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Tóquio, no Japão, desenvolveram o primeiro robô humanoide nadador, para ajudar no resgate de pessoas e no patrulhamento de costas marítimas. O Swumanoid, junção das palavras swimmer (nadador, em inglês) e humanoid (humanoide, em inglês), também poderá ajudar no desempenho de atletas.

De acordo com o Zee News, o Swumanoid foi criado utilizando um scanner 3D, para realizar o mapeamento completo do corpo e das articulações humanas. O mecanismo ajudou os pesquisadores a criarem um robô capaz de nadar perfeitamente nos estilos livre e costas .

Motomu Nakashima, chefe do projeto de pesquisa, afirmou que a ideia principal para a criação do robô é auxiliar no regaste de banhistas desatentos nos mares da costa japonesa, já que o robô é capaz de fazer inúmeros movimentos repetitivos sem se cansar, diferente de um ser humano.

Segundo o Daily Mail, o robô, que tem metade do tamanho de um homem, é alimentado por 20 motores elétricos à prova d´água que são controlados por um computador. Os motores, por sua vez, são distribuídos entre os membros superiores, inferiores e cintura.

Continua após a publicidade

O Swumanoid é capaz de nadar seis metros em apenas um segundo, um terço abaixo do último recorde batido por um ser humano na natação, e deverá ganhar um novo par de pernas para nadar o estilo peito.

Acredita-se que, até 2016, data das próximas Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro, o robô esteja completo e possa ajudar nos estudos para a confecção de materiais aquáticos para atletas.

O Swumanoid também poderá ser utilizado em pesquisas com materiais esportivos para natação