Israel usa tecnologia de sensores para identificar túneis de Gaza

Por Redação | 12 de Agosto de 2014 às 15h25

Israel irá utilizar uma tecnologia de sensores para tentar detectar a escavação de túneis no território israelense a partir da Faixa de Gaza. O país já se prepara para a instalação do novo sistema, no entanto, pode demorar meses até que seja confirmado que a tecnologia funcione. As afirmações são de uma autoridade do Exército israelense que não quis ser identificada.

Enquanto a tecnologia não possuir certezas sobre o funcionamento, o Exército de Israel voltará a invadir a Faixa de Gaza para destruir túneis que podem estar sendo feitos, segundo outra autoridade que destacou a necessidade das ações para acalmar os israelenses que vivem perto da fronteira com Gaza, segundo informações da Reuters.

No mês passado, uma ação do Exército de Israel em Gaza usou força terrestre para demolir diversas passagens subterrâneas cavadas pelo Hamas até as fronteiras de Israel. Ao todo, o Exército afirmou ter destruído 32 passagens, mas acredita que haja outras delas intactas servindo de abrigo e esconderijo para armas.

Há mais de uma década que o Exército israelense busca desenvolver recursos capazes de revelar os túneis. Uma autoridade informou que os militares já se preparam para posicionar os sensores no perímetro de Gaza e a expectativa é que eles sejam capazes de detectar túneis em construção, assim como outros já concluídos.

Os sensores serão amplificados por obstáculos que serão colocados em partes dos 68 quilômetros de fronteira entre Gaza e Israel. A autoridade não descreveu a tecnologia, apenas afirmou que estará em testes durante os próximos meses e que após esse período, será revelado se o sistema está pronto para ser usado. Anteriormente, Israel tentou usar detectores sísmicos para identificar os túneis.

O problema com os túneis é tão sério para Israel que em 2002 uma delegação do país viajou para o Vietnã para tentar compreender como os norte-americanos haviam lidado com os túneis de guerrilha durante a guerra.

Segundo o major-general Sami Turgeman, comandante sênior no front sul de Israel, poderá levar meses até que a tecnologia de sensores seja aprovada nos testes e, até lá, ele propõe que haja invasões ao território palestino sempre que uma suspeita de túnel surgir.

Entre os temores de Israel sobre os túneis está o de que eles voltem a ser usados para sequestrar israelenses, como aconteceu em 2006.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/ti/2014/08/israel-mira-tecnologia-para-deter-tuneis-de-gaza.shtml

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.