Roupa de mergulho especial é capaz de tornar pessoas invisíveis aos tubarões

Por Redação | 24.07.2013 às 08:10
photo_camera Divulgação

Passar despercebido por tubarões famintos é um pouco difícil – haja visto o que aconteceu com uma turista paulistana esta semana na praia de Boa Viagem, no Recife. Mas os pesquisadores Hamish Jolly e Craig Anderson, da University of Western Australia, desenvolveram uma roupa de mergulho tecnológica que promete deixar qualquer surfista ou mergulhador invisível aos tubarões. A notícia saiu no DVice.

"É baseado em uma nova descoberta científica sobre os sistemas de visão dos tubarões predadores", explicou Anderson. "Nós fomos capazes de interpretar a ciência e convertê-la, basicamente, em materiais que criam certa confusão visual para os tubarões".

Os tubarões são daltônicos e, com base nessa descoberta, os pesquisadores desenvolveram as novas roupas de banho. O modelo 'Elude', que é uma roupa azul e branca feita para mergulhadores, é capaz de "esconder o nadador em uma coluna de água", tornando-o, assim, invisível para o tubarão.

Roupa invisível tubarões

Foto: Divulgação

Por enquanto, o novo sistema tem sido testado com sucesso com os tubarões-tigre. Durante os testes, as tradicionais roupas pretas de mergulho foram destruídas rapidamente pelos animais, enquanto as novas roupas tecnológicas passaram despercebidas pelos animais.