Grupo quer recriar projeto de transmissão de energia elétrica sem fios de Tesla

Por Redação | 17 de Junho de 2014 às 08h30
Tudo sobre

Tesla

Nikola Tesla foi um dos maiores responsáveis pelo mundo como o conhecemos hoje, principalmente no que diz respeito ao uso da eletricidade. O inventor que deu origem ao estereótipo de “cientista maluco” ajudou no desenvolvimento da corrente alternada, que utilizamos hoje em nossas casas e escritórios. Mas seu principal objetivo era conseguir transmitir eletricidade sem fios.

Contudo, com a tecnologia da época e outros fatores, o máximo que ele conseguiu foi construir uma torre gigante para demonstrar a transmissão transatlântica de eletricidade. O projeto, no entanto, acabou não indo para frente.

Agora, segundo informações do Dvice, um grupo de engenheiros russos querem concluir o trabalho de Tesla. Para isso, eles lançaram uma campanha no Indiegogo para arrecadar fundos para o projeto.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Os engenheiros são Leonid e Sergey Plekhanov, que se formaram no Instituto de Física e Tecnologia de Moscow (MIPT, em inglês) e passaram anos estudando os trabalhos e patentes do inventor austríaco. Concorrente aos estudos, eles realizavam experiências para verificar se as ideias de Tesla funcionavam.

Depois de todos esses anos estudando tudo, os dois chegaram a conclusão de que é possível sim construir um sistema para a transferência de energia a longas distâncias e que isso resolveria muitos problemas de energia pelo mundo afora.

Segundo a dupla, pouco mais de 100 mil quilômetros quadrados de painéis solares seriam o suficiente para suprir toda a demanda mundial de energia elétrica atual. Mas imaginar uma estrutura quadrada de 320 km de lado fica difícil em qualquer país, exceto em áreas desérticas, como o Saara. E é aí que entraria o trabalho de Leonid e Sergey (e de Tesla). Com as fazendas de painéis solares nessas áreas remotas e inóspitas, um sistema de transmissão de energia sem fio de longo alcance poderia levar o que é produzido ali para outras partes do mundo.

Torre de Tesla

Para alcançar o feito, a primeira tarefa da dupla será construir uma nova torre de transmissão, similar à Torre Wardenclyffe, que Tesla construiu em Nova Iorque nos idos de 1900. À época, a torre tinha 56 metros de altura e funcionava como uma antena gigante para comunicações sem fio e para a transmissão da energia. Para reproduzi-la, os engenheiros lançaram uma campanha no Indiegogo, site para arrecadação de fundos, com o objetivo de conseguir US$ 800 mil para financiar a construção.

Eles ainda estão bem longe do objetivo, mas falta 1 mês para o término do prazo, então pode ser que consigam arrecadar toda a quantia necessária.

Confira abaixo um vídeo da dupla explicando o projeto e, caso tenha interesse em contribuir, basta clicar neste link.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.