Garoto de 11 anos cria projeto científico para levar cerveja ao espaço

Por Redação | 11 de Outubro de 2013 às 10h05
photo_camera Divulgação

Um produto inusitado e adorado por muita gente pode estar de malas prontas para o espaço: a cerveja. Isso porque um garoto de 11 anos elaborou um projeto científico que vai levar a bebida para os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).

Michal Bodzianowski está na sexta série e tem consciência de que a cerveja é uma bebida alcoólica – e que só poderá bebê-la daqui uma década, quando completar 21 anos –, mas isso não o impediu de ir adiante em seu experimento (que não é deixar o pessoal da Estação bêbado e com ressaca).

A ideia partiu do ponto de sobrevivência dos astronautas, quando o garoto leu em um livro como a cerveja era usada antigamente. Na Idade Média, as pessoas tinham o costume de beber o líquido como uma alternativa mais segura que a água, já que ela não era pura em muitos locais daquela época. Como a cerveja passa por um processo de fermentação, a bebida poderia ser facilmente adequada e fermentada no próprio sistema da ISS, permitindo que os tripulantes a consumissem caso faltasse água potável.

Entre mais de 744 propostas de 3.900 estudantes, o projeto de Bodzianowski foi um dos selecionados na competição do National Center for Earth and Space Science Education, que visa inspirar a próxima geração de engenheiros e cientistas da América do Norte.

Michal Bodzianowski

De acordo com a ABC News, uma microcervejaria será enviada à Estação para que os astronautas testem a bebida em condições gravitacionais. Ao mesmo tempo, aqui na Terra, Bodzianowski vai preparar um lote do mesmo líquido em um mini-laboratório e, então, comparar as diferenças entre as duas cervejas para concluir o experimento.

Se os resultados forem bem sucedidos, já podemos ter certeza de que cerveja é o que não vai faltar em uma vida futura em outros planetas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.