Publicidade

Fotos tiradas pela Curiosity indicam que existiram correntes de água em Marte

Por| 28 de Setembro de 2012 às 15h01

Link copiado!

Fotos tiradas pela Curiosity indicam que existiram correntes de água em Marte
Fotos tiradas pela Curiosity indicam que existiram correntes de água em Marte

A NASA divulgou novas imagens do solo de Marte capturadas pela sonda Curiosity nesta quinta-feira (27) que revelam a existência de correntes de água próximas a Gale Crater, onde a sonda aterrissou. Estima-se que o solo do Planeta Vermelho esteve coberto por correntes de água de até um metro de profundidade.

De acordo com o Engadget, a Curiosity capturou a imagem de duas rochas localizadas entre a borda da Gale Crater e no pé do Monte Sharp. Os cientistas da NASA acreditam que, com base no formato e tamanho das pedras, elas se moveram, indicando que elas mudaram sua posição levadas por uma correnteza de água e não pelo vento.

Esta não é a primeira vez que a NASA capta indícios da existência de água no solo marciano, porém, esta é a primeira imagem que mostra a composição de leitos no planeta.

Continua após a publicidade

Os cientistas afirmam ter encontrado o primeiro ambiente potencialmente habitável de Marte

"Muitos artigos têm sido escritos sobre os canais de Marte com muitas hipóteses diferentes sobre os fluxos em si. Esta é a primeira vez que estamos realmente vendo cascalhos transportados pela água em Marte. Esta é uma transição da especulação sobre o tamanho do material do leito à observação direta dele", afirmou William Dietrich, da Universidade de Berkeley, Califórnia.

Dietrich ainda afirmou que o fluxo de água, que deve ter existido no planeta a cerca de milhares ou milhões de anos atrás, devia percorrer aproximadamente 3 metros a cada segundo. Essa evidência indica que o ambiente de Marte é potencialmente habitável.

"Não é a nossa principal escolha como ambiente para a preservação de produtos orgânicos, no entanto. Nós ainda vamos para o Monte Sharp, mas é seguro dizer que nós já encontramos o nosso primeiro ambiente potencialmente habitável", afirmou John Grotzinger, do Laboratório de Ciência de Marte da NASA.

Continua após a publicidade

A sonda Curiosity aterrissou no solo de Marte no dia 5 de agosto deste ano e deverá passar os próximos dois anos no planeta a procura de indícios de existência de vida.