Foguete da SpaceX volta à Terra, mas erra alvo na hora do pouso

Por Redação | 12 de Fevereiro de 2015 às 13h52

O foguete Falcon 9, da SpaceX, voltou à Terra após um lançamento bem sucedido na última quarta-feira (11). No entanto, a empresa não conseguiu realizar a façanha desejada e pousou o foguete no oceano, a apenas 10 metros do alvo real.

"O foguete pousou suavemente no oceano a 10 metros do alvo e na vertical", tuitou o CEO da SpaceX, o bilionário Elon Musk. "Alta probabilidade de bom pouso no alvo em tempo não tempestuoso", completou. Musk também postou uma foto do Falcon 9 descendo e aterrissando no mar agitado.

Falcon 9

"Pousando em um mar turbulento", disse Elon Musk em seu Twitter. (Foto: Divulgação)

O lançamento aconteceu na Estação da Força Aérea do Cabo Canaveral, na Flórida, ás 21h03, no horário de Brasília, depois de ser adiado três vezes devido a problemas técnicos e ao mau tempo. Sua missão era levar um satélite de previsão e observação dos ventos solares para os confins do espaço.

Apesar de muitas pessoas ficarem empolgadas com a ideia geral de um lançamento espacial, a expectativa maior era em relação à tentativa da SpaceX conseguir pousar o Falcon 9 em uma plataforma no meio do oceano. Em sua última tentativa, realizada em janeiro, a empresa não se saiu muito bem e o resultado foi um acidente com direito a explosão.

Drone ship SpaceX

Plataforma onde o foguete deveria pousar ao voltar à Terra. (Foto: Divulgação)

Desta vez, a SpaceX tentou não gerar tanta expectativa e já deixou o público preparado para uma decepção. Após adiar o lançamento por diversas vezes, a companhia de Musk já disse de antemão que não esperava conseguir recuperar o foguete devido às grandes ondas que rondavam a plataforma onde o foguete deveria pousar.

Não foi dessa vez que a SpaceX conseguiu tornar realidade seu projeto de reutilizar um foguete em mais de uma missão. Quem sabe na próxima? Assista ao lançamento do Falcon 9:

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.