Foguete brasileiro movido a etanol é lançado no Maranhão

Por Redação | 02 de Setembro de 2014 às 18h00

Nesta segunda-feira (01), foi lançado o primeiro foguete brasileiro com motor a propelente líquido. O feito aconteceu no Centro de Lançamento da cidade de Alcântara, no Maranhão. De acordo com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), todas as metas técnicas foram atingidas para o sucesso da operação. Com informações da EBC.

A carga útil embarcada, denominada Estágio Propulsivo a Propelente Líquido, consiste em um motor que usa oxigênio líquido e etanol. A parceira da IAE, a Orbital Engenharia, foi quem desenvolveu o sistema. O experimento funcionou durante um período previsto de 90 segundos.

Foram coletados, durante o teste, dados para estudos de um sistema de posicionamento global (GPS) de aplicação espacial, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e de um aparelho de segurança para veículos espaciais, desenvolvido pelo Instituto da Aeronáutica. O início do lançamento do foguete aconteceu às 23h02 e durou exatos 3 minutos e 34 segundos.

O excelente desempenho do motor abrirá novamente as portas para que foguetes brasileiros possam ser lançados a partir da Europa, na Agência Espacial Alemã. Por meio de uma estação móvel de telemetria, os alemães também participaram da operação, realizando um trabalho de coleta de dados em voo.

O teste também serviu para o treinamento de equipes no lançamento de motores a propelente líquido. Isso ajudará a melhorar a aplicação no desenvolvimento de futuros veículos suborbitais e lançadores de satélites. Toda operação é apoiada pela Agência Espacial Brasileira e também conta com a participação de organizações militares subordinadas ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo e à Marinha do Brasil.

Fonte: http://www.ebc.com.br/tecnologia/2014/09/foguete-brasileiro-com-etanol-e-lancado-com-sucesso-em-alcantara

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!