Fita adesiva é capaz de transformar semicondutores em supercondutores

Por Redação | 11 de Setembro de 2012 às 19h09

A fita adesiva pode ter diversas utilidades no nosso dia a dia, mas o que pesquisadores da Universidade de Toronto descobriram é que o humilde habitante da loja de materiais para escritório tem a capacidade de transformar semicondutores em supercondutores de alta energia.

Os supercondutores de alta temperatura são utilizados para fornecer grandes quantidades de energia com uma baixa perda. A avaliação deles é feita de acordo com a sua capacidade para manter o funcionamento de alta eficiência a baixas temperaturas.

As informações do site GeekoSystem afirmam que a descoberta pode ter repercussões para a indústria da informática - especialmente o novo campo da computação quântica - e pode até melhorar a eficiência energética da eletrônica em geral.

Algo que dificulta a capacidade dos pesquisadores usarem esse tipo de material, até mesmo para descobrir seu verdadeiro potencial, é o alto custo investido na sintetização. Alguns dos supercondutores não se dão bem com semicondutores cotidianos.

Mas utilizando uma variedade especial de semicondutor - chamado de isolante topológico - com uma fita adesiva e uma lâmina de vidro, a equipe foi capaz de induzir propriedades supercondutoras em um semicondutor pela primeira vez. Esta é uma solução barata e que pode ajudar muito nas pesquisas.

Fita adesiva
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.