Assistir TV até tarde da noite pode estar associado à depressão
Um estudo realizado por cientistas norte-americanos da Ohio State University Medical Center e divulgado pela Reuters aponta que ficar em frente à tela de um computador ou da TV até altas horas da noite pode aumentar as chances de uma pessoa ficar deprimida.
Os pesquisadores fizeram testes em hamsters para analisar o efeito da luz durante a noite. Eles deixaram os ratos sob uma luz fraca – equivalente à tela de uma televisão em uma sala escura - durante a noite e perceberam mudanças no comportamento e no cérebro dos animais.
Os resultados mostraram que os ratinhos ficaram menos ativos e tinham um interesse menor do que o habitual em beber água com açúcar - ambos os sintomas são comparáveis aos sinais de depressão nas pessoas. A semelhança também foi estendida à sua constituição biológica quando os pesquisadores encontraram alterações em uma parte do cérebro, o hipocampo, que eram semelhantes com a de pessoas que sofrem de depressão.
"Os resultados que encontramos em hamsters são consistentes com o que sabemos sobre a depressão em seres humanos", disse Tracy Bedrosian, que liderou o estudo.
Embora a exposição à luz durante a noite já tenha sido associada a um risco maior de câncer de mama e obesidade, a relação com transtornos de humor ainda é mal compreendida.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.