Assistir TV até tarde da noite pode estar associado à depressão

Por Redação | 17 de Agosto de 2012 às 09h40

Um estudo realizado por cientistas norte-americanos da Ohio State University Medical Center e divulgado pela Reuters aponta que ficar em frente à tela de um computador ou da TV até altas horas da noite pode aumentar as chances de uma pessoa ficar deprimida.

Os pesquisadores fizeram testes em hamsters para analisar o efeito da luz durante a noite. Eles deixaram os ratos sob uma luz fraca – equivalente à tela de uma televisão em uma sala escura - durante a noite e perceberam mudanças no comportamento e no cérebro dos animais.

Os resultados mostraram que os ratinhos ficaram menos ativos e tinham um interesse menor do que o habitual em beber água com açúcar - ambos os sintomas são comparáveis aos sinais de depressão nas pessoas. A semelhança também foi estendida à sua constituição biológica quando os pesquisadores encontraram alterações em uma parte do cérebro, o hipocampo, que eram semelhantes com a de pessoas que sofrem de depressão.

"Os resultados que encontramos em hamsters são consistentes com o que sabemos sobre a depressão em seres humanos", disse Tracy Bedrosian, que liderou o estudo.

Embora a exposição à luz durante a noite já tenha sido associada a um risco maior de câncer de mama e obesidade, a relação com transtornos de humor ainda é mal compreendida.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.