Espinafre é a nova matéria prima para construção de painéis solares

Por Redação | 18 de Setembro de 2012 às 08h05

Sempre que Popeye se metia em alguma enrascada, ele recorria ao infalível espinafre e ficava forte o bastante para derrotar o Brutus. Bem, enquanto o espinafre ainda não nos fornece força instantânea para derrotar os Brutus pelo caminho, ele mostra suas outras qualidades. O vegetal provou ser eficiente na construção de painéis solares.

Uma equipe de pesquisadores da Vanderbilt University, no Tennesse, EUA, publicou resultados de um estudo que mostrou uma proteína do espinafre em ação. A substância, conhecida como PS1, foi bastante eficiente no quesito conversão de luz em energia. O projeto saiu na Softpedia.

Espinafre

Quando os pesquisadores construíram células bio-híbridas e as colocaram juntas na plataforma de testes, descobrirarm que houve um aumento na eficiência de conversão de energia. Painéis com espinafre se mostraram 2,5 vezes mais eficientes que os tradicionais, sem a proteína.

O professor David Cliffel explica: "As pessoas tentam contornar as limitações de semi-condutores de maneira fantasiosa. Mas a biologia molecular é um jogo mais conhecido que esses complicados complementos inorgânicos multi-elementos. E nossos componentes não são tóxicos, eles literalmente crescem em árvores".

Excelente descoberta! Quem diria que o espinafre seria tão poderoso assim?