Empresa alemã descobre como converter água em combustível

Por Redação | 21 de Novembro de 2014 às 11h02
photo_camera Divulgação

A empresa alemã Sunfire GmbH, que trabalha com tecnologias limpas, desenvolveu um equipamento capaz de converter água e dióxido de carbono (H2O e CO2) em gasolina sintética, diesel e querosene, componentes que também são conhecidos por hidrocarbonetos líquidos. De acordo com o CNET, a nova tecnologia foi batizada de Power to Liquid.

Utilizando a técnica inspirada no processo Fischer-Tropsch em conjunto com células eletrolisadoras de óxido sólido (SOECs), a energia elétrica é convertida em vapor, que depois tem o oxigênio extraído para produzir hidrogênio a ser usado na redução do CO2 em monóxido de carbono. O H2 e o CO resultantes são sintetizados em combustível puro. O excesso de calor vai servir para criar ainda mais vapor. A Sunfire ainda afirma que o processo garante uma taxa de eficiência em 70%.

Christian von Olshausen, CTO da Sunfire comentou que é possível fazer a reciclagem de 3,2 toneladas de CO2 por dia e produzir um barril de combustível. Olshausen ainda relata que agora é preciso que os investidores se sintam seguros quanto ao planejamento, pois para dar início à substituição dos combustíveis fósseis é necessário começar o quanto antes.

"Este equipamento nos permite provar a viabilidade técnica em escala industrial. Agora é uma questão de fatores regulatórios se acertarem de modo que deem aos investidores um nível suficiente de segurança no planejamento", conclui.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.