Elon Musk doa US$ 10 milhões a programa para monitorar inteligência artificial

Por Redação | 15 de Janeiro de 2015 às 16h44

O empresário sul-africano Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla Motors, é um conhecido crítico dos caminhos pelos quais segue a Inteligência Artificial. E, no melhor estilo John Connor, da série Exterminador do Futuro, ele vem fazendo o que pode para que um dia as máquinas não dominem a Terra. Desta vez, ele anuncia que vai doar US$ 10 milhões ao Future Life Institute, para um programa com foco no desenvolvimento benéfico da IA para os humanos.

De acordo com o Engadget, Musk espera que o programa assegure o domínio dos humanos sobre as máquinas, evitando que, ao superar nosso conhecimento, a IA continue nos obedecendo. Para muitos, o empresário é visto como paranoico, mas algumas das mentes mais brilhantes do planeta, a exemplo de Stephen Hawking, também temem por ameaça semelhante no futuro.

"Essa doação terá grande impacto", afirma o cofundador da FLI, Anthony Aguirre. "Ao passo que a indústria pesada e o investimento do governo finalmente trouxeram o AI para o nicho de pesquisa acadêmica, até agora há relativamente pouco financiamento disponível para ajudar a garantir que essas mudanças realmente trarão um saldo positivo para a humanidade".

Fonte: http://www.engadget.com/2015/01/15/elon-musk-ai-donation/?ncid=rss_truncated

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.