É possível ver através das paredes?

Por Redação | 24 de Julho de 2012 às 18h55

Sim, é possível visualizar através das paredes. Foi o que descobriu uma equipe de cientistas da Ultra Fast Optics Group, do Weizmann Institute of Science (Israel), segundo o Huffington Post. Os pesquisadores encontraram uma forma de ver através das paredes, utilizando luz natural.

Tal descoberta pode ser de grande importância para a astronomia e o desenvolvimento de câmeras que possam revelar astros ocultos atrás das nuvens, bem como o desenvolvimento de um animal dentro de um ovo.

A explicação para tal descoberta se dá à propriedade de a luz natural se espalhar por todas as direções ao ser projetada sobre uma superfície opaca, fato que, no caso, impossibilitaria a visão através desta superfície. Entretanto, a nova técnica consiste em utilizar a luz difusa, convertendo-a em imagem, utilizando um modulador de luz espacial, para depois contornar e projetar a forma do objeto revelado, com a ajuda de um software.

Há pouco tempo, as técnicas para visualizar objetos através de superfícies consistiam basicamente no uso de raios laser e processamento demorado de dados em um computador. No entanto, a câmera, que consiste no novo experimento em desenvolvimento pela equipe de cientistas israelenses, demonstrou que uma superfície branca e lisa pode efetivamente ser transformada em um espelho, e a imagem exibida em uma tela LCD normal.

"Em demonstrações preliminares, temos sido capazes de ver a imagem de um objeto distante apenas gravando a luz refletida a partir de um pedaço de papel branco comum", explica o coordenador do estudo, Yaron Silberberg. "Isso é análogo ao ver seu próprio reflexo a partir de um pedaço de folha branca", conclui.

O interessante projeto em desenvolvimento pode auxiliar em vários campos da ciência.