É possível ver através das paredes?

Por Redação | 24 de Julho de 2012 às 18h55

Sim, é possível visualizar através das paredes. Foi o que descobriu uma equipe de cientistas da Ultra Fast Optics Group, do Weizmann Institute of Science (Israel), segundo o Huffington Post. Os pesquisadores encontraram uma forma de ver através das paredes, utilizando luz natural.

Tal descoberta pode ser de grande importância para a astronomia e o desenvolvimento de câmeras que possam revelar astros ocultos atrás das nuvens, bem como o desenvolvimento de um animal dentro de um ovo.

A explicação para tal descoberta se dá à propriedade de a luz natural se espalhar por todas as direções ao ser projetada sobre uma superfície opaca, fato que, no caso, impossibilitaria a visão através desta superfície. Entretanto, a nova técnica consiste em utilizar a luz difusa, convertendo-a em imagem, utilizando um modulador de luz espacial, para depois contornar e projetar a forma do objeto revelado, com a ajuda de um software.

Há pouco tempo, as técnicas para visualizar objetos através de superfícies consistiam basicamente no uso de raios laser e processamento demorado de dados em um computador. No entanto, a câmera, que consiste no novo experimento em desenvolvimento pela equipe de cientistas israelenses, demonstrou que uma superfície branca e lisa pode efetivamente ser transformada em um espelho, e a imagem exibida em uma tela LCD normal.

"Em demonstrações preliminares, temos sido capazes de ver a imagem de um objeto distante apenas gravando a luz refletida a partir de um pedaço de papel branco comum", explica o coordenador do estudo, Yaron Silberberg. "Isso é análogo ao ver seu próprio reflexo a partir de um pedaço de folha branca", conclui.

O interessante projeto em desenvolvimento pode auxiliar em vários campos da ciência.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.