Do lixo ao petróleo

Por Ultra Downloads | 23.02.2012 às 15:13 - atualizado em 11.07.2012 às 23:47

Que o petróleo é capaz de produzir diversos produtos úteis para o nosso dia-a-dia todos já sabem, mas já imaginou se fosse possível fazer o procedimento inverso e transformar o plástico novamente em um óleo que pode ser refinado e reutilizado?

Aparentemente isso agora é possível! Em 2010 um cientista japonês chamado Akimori Ito, preocupado com o tratamento dado ao lixo em seu país, desenvolveu uma máquina capaz de realizar essa façanha. Além de ser uma ótima solução para a reciclagem desse tipo de material tão prejudicial ao meio ambiente, a invenção também pode ajudar na produção de novos produtos, como gasolina e querosene.

Como se isso já não fosse interessante o suficiente, estes subprodutos podem emitir até 80% menos de CO2 na atmosfera. Genial, não?

A técnica é relativamente simples, o plástico é aquecido a uma temperatura bastante alta até virar vapor e depois sofre um processo de resfriamento em água comum (de torneira), quando se liquefaz e a solução se transforma em óleo. Cada kg de plástico é capaz de produzir em média um litro de óleo.

Mas o grande diferencial é a portabilidade da máquina, que é bastante compacta, tanto que pode ser levada em um avião. E foi assim que Akimori fez para visitar diversos países a fim de apresentar sua solução de reciclagem.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo, com legenda em português ;)

Plastikoleum Tower

A Land Art Generator Initiative (LAGI) é uma iniciativa que projeta e constrói obras de arte públicas que além de possuir design inovador também são funcionais, pois geram energia limpa através de novas técnicas.

Em 2011 a LAGI criou a Plastikoleum Tower, uma torre de reciclagem baseada na idéia inicial de Akimori Ito, mas com uma diferença simples, esta funciona a base de energia solar e possibilita a produção de 10 toneladas de óleo por dia, enquanto o equipamento de Akimori produz apenas 50 kg. Outro detalhe importante é que a máquina do japonês, movida a energia elétrica, precisava de cerca de 9% da energia produzida para poder funcionar.

Plastikoleum Tower
Plastikoleum Tower

Obviamente que a produção da torre ainda é pequena se comparada à atual produção mundial de petróleo, mas o benefício que ela traz com a reciclagem do plástico é uma recompensa muito maior. E o planeta agradece!

E você, já adotou alguma atitude sustentável no seu dia a dia?