Dispositivo criado com iPhone identifica HIV e sífilis em 15 minutos

Por Redação | 13 de Fevereiro de 2015 às 17h00
photo_camera Foto: Divulgação

Com o intuito de aliar a tecnologia atual com a área da saúde, engenheiros usaram um smartphone comum para criar um dispositivo "handheld" que é plugado em um iPhone, se transformando em um laboratório móvel capaz de diagnosticar doenças como HIV e sífilis em apenas 15 minutos. As informações são do LA Times.

O aparelho, também chamado de "dongle", nome dado a um pequeno dispositivo que pode ser conectado e usado em um computador, foi testado em 96 pacientes que estavam sendo tratados em três centros de saúde para a comunidade em Kigali, Ruanda, na África. Depois de pegarem os seus resultados, 97% dos pacientes aprovaram o experimento e disseram que recomendariam a novidade para outros, de acordo com um relatório publicado na revista Science Translational Medicine.

Pesquisadores da Universidade Columbia, em Nova York, desenvolveram o dongle para facilitar os trabalhadores das áreas de saúde a identificar doenças sexualmente transmissíveis. Os testes de HIV e sífilis que estão disponíveis atualmente demoram cerca de duas horas e meia para serem finalizados.

Os engenheiros responsáveis pela criação afirmam que o teste é rápido, confiável e pode ser feito em qualquer lugar. Ele também ganha o título de salvador de vidas de populações como a de Ruanda. Um dos grandes desafios destes desenvolvedores foi fazer com que o dongle fosse simples o suficiente para que qualquer um possa usar depois de apenas meia hora de treinamento.

O diagnóstico é feito quando os pacientes pressionam o dedo no aparelho, que vai coletar 0,001 ml de sangue e identificar, com a ajuda de um aplicativo rodando em um iPod ou um iPhone, se a amostra apresenta o vírus ou não.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.