Disney Research desenvolve folha de papel capaz de gerar energia

Por Redação | 10 de Outubro de 2013 às 14h20

A Disney Research, um setor de pesquisa e desenvolvimento da famosa marca de entretenimento, desenvolveu uma tecnologia capaz de gerar energia com materiais baratos e comuns no nosso dia-a-dia.

A tecnologia é na verdade bastante simples, fazendo uso apenas de uma folha de papel, teflon, adesivos condutores e poliéster revestida por prata. Apenas com isso, os usuários (crianças, no caso) são capazes de gerar eletricidade para acender lâmpadas de LED, criar movimento em um objeto ou emitir pequenos sons. Uma tela E-Ink, a mesma usada em leitores de e-book como o Kindle da Amazon, também pode ser ativada com o gerador de energia de papel e poliéster.

A folha de teflon e sua carga negativa funcionam como um eletreto, com carga elétrica quase permanente se colocada entre o poliéster ou as folhas de papel condutoras. Assim, é possível produzir uma pequena voltagem apenas esfregando ou batendo no papel. Veja este vídeo para entender melhor como funciona:

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Dessa forma, a energia pode ser criada sem materiais caros e sem necessidade de baterias. Na verdade, pode até ser feita em casa, em poucos minutos. É claro que a energia não é suficiente para nada que exija muito consumo, mas é ideal para fins de entretenimento como o próprio vídeo parece propor.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.