Designers criam pratos que se limpam sozinhos

Por Redação | 22 de Agosto de 2014 às 11h13
photo_camera Divulgação

Lavar a louça é, universalmente, uma das tarefas menos desejadas da casa. Nada mais desanimador que aquela pilha de louça suja em um dia de inverno. Mas essa reclamação geral pode estar com os dias contados. É que os designers do estúdio sueco Tomorrow Machine criaram pratos que podem se limpar sozinhos.

Os pratos foram desenvolvidos em parceria com o Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo. Além de economizar o seu trabalho, eles também não usarão água no processo e, dessa forma, ajudarão o meio ambiente. Os pratos foram desenvolvidos com material baseado em celulose e revestidos com uma cera dissolvida em dióxido de carbono em alta pressão e temperatura.

De acordo com informações da EXAME, o material utilizado faz com que a superfície do objeto seja resistente a sujeira e a água. Os criadores da novidade defendem que o produto economiza recursos durante o processo de fabricação e também em seu ciclo de vida, uma vez que não utiliza água ou produtos químicos.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A linha de louças autolaváveis ainda é apenas um protótipo. No estudo divulgado pelos criadores, eles afirmam que a tecnologia é muito recente e não está pronta para ser comercializada em escala industrial. Isso significa que ainda pode demorar alguns anos até que você possa comprar seu prato autolavável no mercado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.