DARPA anuncia novo programa de construção de aviões supersônicos

Por Redação | 18 de Julho de 2012 às 15h55

A DARPA (Agência de Pesquisa Avançada de Projetos de Segurança), famosa pela criação de robôs que percorrem grandes distâncias em alta velocidade como o FastRunner, anunciou a criação de um novo programa para a fabricação de aviões supersônicos.

Intitulado Integrated Hypersonics (IH), o projeto visa ampliar os resultados das pesquisas anteriores com o supersônico X-plane (HX), que será testado pela primeira vez no ano de 2016. De acordo com o Gizmag, a DARPA acredita que o voo em alta velocidade irá se tornar o próximo grande investimento tecnológico, assim como o voo comercial foi há décadas.

Os detalhes do HX revelados pela empresa foram poucos, mas o design e a configuração da nave deverão ser de última geração, utilizando foguetes baseados em propulsão. A tecnologia garantirá maior facilidade para conduzir manobras com a aeronave e também voos de longo alcance.

DARPA

A agência acredita que os voos supersônicos serão a próxima rodada de investimentos no mundo da tecnologia
(Foto: Reprodução/Gizmag)

Os aviões que a agência planeja criar deverão obter velocidade vinte vezes superior à do som - ou seja, algo em torno dos 24.000 quilômetros por hora a temperaturas de até 1.927 graus Celsius.

Até agora, as experiências com voos de testes de aviões supersônicos não foram muito positivas - como é o caso do Falcon Hypersonic Technology Vehicle (HTV -2), que acarretou dois acidentes sobre as águas do oceano Pacífico. Isso faz com que a DARPA estude com mais cuidado todas suas ações de voo.

“Nós ainda não temos uma solução completa do sistema hipersônico”, afirmou em nota oficial Gregory Hulcher, diretor de arte da guerra estratégica, do gabinete do Subsecretário de Defesa para Aquisição de Tecnologia e Logística. “Programas como o Integrated Hypersonics deverão alavancar investimentos anteriores nessa área e continuar a reduzir o risco, informações de desenvolvimento e recursos avançados”.

O projeto do HX será apresentado durante o Proposer´s Day, evento que irá acontecer durante a Conferência da DARPA, em Ballston, Arlington, Estados Unidos, no dia 14 de agosto deste ano. Durante sua apresentação, a agência irá demonstrar suas propostas e procurar por soluções junto com os fabricantes de aeronaves.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.