Curiosity encontra pedra marciana com formato de pirâmide

Por Redação | 21 de Setembro de 2012 às 14h40

Uma rocha com formato de pirâmide e que tem o tamanho semelhante ao de uma bola de futebol foi encontrada pelo robô da NASA que está em Marte. A Curiosity está a cerca de 2,5 metros de distância do objeto, que será o primeiro a ser examinado pelo braço mecânico.

Saiba mais sobre a Curiosity

A Agência Espacial Americana já deu um nome à rocha: Jake Matijevic. Trata-se de uma homenagem ao engenheiro-chefe do Laboratório de Ciência de Marte, que faleceu no dia 20 de agosto. Jake foi o principal envolvido em todos os outros veículos robóticos que a NASA enviou a Marte: o Soujoner, o Spirit e o Opportunity.

Segundo a Agência, a sonda está percorrendo o solo marciano há seis dias, explorando distâncias que variam entre 22 e 37 metros a cada 24 horas. "Como estamos chegando mais perto da área de luz enfraquecida, vemos finas faixas escuras de origem desconhecida", disse John Grotzinger, cientista do Instituto de Tecnologia da California, em Pasadena.

A sonda Curiosity pousou no solo de Marte no dia 5 de agosto e está vasculhando o terreno do Planeta Vermelho em busca de indícios da existência de vida.

Pirâmide encontrada em Marte

Imagem da "Jake Matijevic" divulgada pela NASA

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.