Curiosity encontra objeto que parece metálico sobre a superfície de Marte

Por Redação | 13 de Fevereiro de 2013 às 13h59

A Curiosity, sonda-robô da NASA que explora a superfície de Marte, encontrou um objeto brilhante supostamente metálico no Planeta Vermelho que empolgou fãs de astronomia na web. Enviada pela sonda no final de janeiro, uma das fotos mostra um objeto com brilho metálico intenso sobre o chão marciano de pedra. A foto foi encontrada no arquivo da NASA por usuários do Flickr, que melhoraram a imagem com tratamento.

Apesar da expectativa, o objeto metálico provavelmente não pertence a nenhuma civilização marciana. O objeto poderia ser um resto de um meteorito, um depósito de ferro ou até mesmo um reflexo de luz.

Curiosity encontra objeto metálico

Este não é o primeiro alarme falso do robô, que está desde agosto de ano passado explorando a superfície do Planeta Vermelho. Entre outras das "descobertas" da Curiosity estão sinais de matéria organica, que nada mais eram que móleculas de metano trazidas da Terra pelo próprio robô.

No último sábado (9), a Curiosity realizou sua primeira operação de escavação em Marte, em busca de um pedaço de rocha no interior do planeta. Essa foi a primeira vez que um robô feito por humanos cavou a superfície marciana, o que poderá resultar em amostras às quais nunca tivemos acesso antes.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.