Curiosity descobre compostos de nitrogênio em Marte

Por Redação | 24 de Março de 2015 às 12h29

A Nasa acaba de fazer uma descoberta que deve fortalecer as suspeitas de que Marte já abrigou seres vivos. O rover Curiosity da Nasa coletou amostras de Marte que, depois de analisadas, mostraram a existência de compostos de nitrogênio, uma fonte de nutrientes essencial para a sobrevivência.

O veículo viajou ao planeta vermelho em busca de sinais de carbono orgânico, mas o que foi encontrado foram sinais de nitratos em três áreas: Rocknest, John Klein e Cumberland. Estes locais foram visitados durante um desvio da sua missão principal, que tinha como destino o Monte Sharp.

As amostras de rochas foram analisadas por um laboratório embutido no Curiosity, que funciona como um forno que pulveriza as amostras e detecta a presença de certos compostos. Os pesquisadores também descobriram a existência de óxido nítrico, produzido a partir dos nitratos.

As quantidades de compostos de nitrogênio presentes no planeta variam entre os locais, sendo níveis entre 70 e 1.100 partes por milhão. O material é comparável a lugares secos da Terra, como o Deserto de Atacama, localizado no Chile.

A geoquímica da Nasa, Jennifer Stern, diz que "as pessoas querem seguir o carbono mas, de muitas maneiras, o nitrogênio é um nutriente tão importante para a vida quanto ele. A vida depende de nitrogênio tanto quanto depende de carbono". Ela ainda diz que os nitratos são uma fonte importante de nitrogênio para os seres vivos, pois é mais fácil obter o elemento quando esses compostos se quebram do que extraí-los do ar.

A Nasa comenta que os nitratos podem ter se formado após enfrentar um choque térmico devido a um raio ou um impacto de asteroide. Agora, os pesquisadores precisam descobrir se eles podem ter surgido pela existência de seres vivos.

Via Gizmodo