Coreia do Norte confirma a realização do seu terceiro teste nuclear

Por Redação | 12 de Fevereiro de 2013 às 14h00

As agências de notícias oficiais da Coreia do Norte confirmaram na tarde desta segunda-feira (11) que o governo local havia conduzido o seu terceiro teste nuclear, com a explosão, aparentemente, tendo resultados mais extensos e altos do que os outros testes. Um tremor artificial de magnitude 5,1 que atingiu o norte da província de Hamgyong foi resultado de um teste nuclear, segundo informa um diplomata do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

"O teste foi realizado como parte de medidas práticas de oposição para defender a segurança e soberania do país em face do ato feroz de hostilidade dos Estados Unidos", afirmou o governo local em nota oficial. O texto se refere à imposição dos Estados Unidos contra o teste de armas nucleares e de longo alcance na Coreia do Norte.

Com base na magnitude do tremor, especialistas afirmam que o teste foi muito maior do que os realizados anteriormente no país, mas ele ainda continua sendo muito menor do que a bomba atômica que o governo norte-americano jogou sobre a cidade japonesa de Hiroshima, em 1945. O Serviço de Estudos Geológicos dos Estados Unidos acredita que o teste aconteceu a uma profundidade de um quilômetro.

Autoridades globais de atividade nuclear informaram que ainda precisam analisar os dados captados pelas estações de monitoramento e caso seja provada a realização de um teste nuclear, a ação norte-coreana poderá ser classificada como uma "ameaça clara à paz e segurança internacional".

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!