Robô imita o comportamento humano e até conta piadas!

Por Redação | 20.07.2012 às 08:30

Já imaginou se um dia todos tivessem seu próprio assistente pessoal robô, no estilo Jetsons? Pois na cabeça do pessoal da Terasem Movement Foundation, empresa localizada na cidade de Bristol, nos Estados Unidos, no futuro isso será uma realidade. Eles criaram um humanoide super inteligente que é capaz de adquirir uma personalidade baseada na dos humanos, incluindo até mesmo o senso de humor.

Bruce Duncan é um inventor de 57 anos responsável há dois anos por este robô batizado de Bina48. Bina "nasceu" a partir de dados coletados de um ser humano de carne e osso - uma mulher chamada Bina Rothblatt, que foi entrevistada durante 20 horas e compartilhou diversas histórias de sua vida, infância, carreira, seus sentimentos e crenças.

Bina48

Ao lado esquerdo uma foto da Bina de carne e osso, e à direita a Bina48

Toda a conversa foi gravada e enviada para um banco de dados de inteligência artificial, o que serviu para dar personalidade a Bina48. Agora, ela possui filmes, música e até poemas prediletos. Ela sabe o momento de contar piadas, de acordo com o contexto da situação, o que não quer dizer que elas sejam necessariamente boas. Um exemplo de suas piadas: "Por que o robô cruza a estrada? Porque a galinha não estava disponível.".

Bina48 é capaz de conversar com as pessoas, tomar decisões e até mesmo opinar sobre determinados assuntos - ela inclusive já foi entrevistada pelo DailyMail. O que o robô faz é analisar o que lhe é perguntando, o contexto das situações e decidir, dentre os dados que foram inseridos em sua memória, qual é a melhor resposta.

Bina48 custou US$ 125 mil para ser desenvolvida, mas Bruce acredita que futuramente os custos da tecnologia vão cair e a construção de humanoides assim será bem mais acessível. "Caso sua avó morra, você poderá recriar a vida dela em uma máquina e conversar com ela durante muitos anos", diz o criador de Bina48.

Bina48

Foto: Reprodução / The New York Times