Cientistas desenvolvem tecnologia para carregar baterias usando o som

Por Redação | 19 de Agosto de 2014 às 17h11

Quando a bateria do seu smartphone está morta, começa o desespero para encontrar uma tomada. Mas e se fosse possível manter uma recarga constante sem fazer praticamente nenhum esforço? Cientistas descobriram uma maneira de usar o som para manter a bateria com carga.

A capacidade de armazenamento de carga das baterias é o calcanhar de Aquiles dos eletrônicos em geral, porque a tecnologia de armazenamento de energia não tem avançado na mesma velocidade que os gadgets em si. Mas uma equipe de pesquisadores da Nokia e da Queens Mary University of London, da Inglaterra, descobriu uma maneira de contornar esse problema usando o som ambiente para recarregar as baterias.

A ciência

Como aprendemos na escola, ondas transmitem energia, e o som é uma onda mecânica que se propaga através de um meio físico. Quando o meio é o ar, ele vibra, e uma placa muito fina de óxido de zinco utiliza essa vibração para gerar uma corrente elétrica, porque o material é piezelétrico – geração de eletricidade por compressão mecânica.

As ondas sonoras fazem a placa vibrar, gerando energia, e coletores especiais captam essa eletricidade, transferindo-a para a bateria do smartphone.

Um dos principais empecilhos era o material com que os coletores são feitos: ouro, que é caro e inviabilizaria economicamente a tecnologia. Mas os cientistas desenvolveram uma técnica para usar alumínio em vez do ouro, barateando a produção.

Obviamente, a tecnologia está nos seus estágios iniciais, mas pode significar um futuro em que nem precisemos carregar o telefone na tomada.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.