Cientistas usam método de levitação para produzirem remédios mais eficazes

Por Redação | 14 de Setembro de 2012 às 18h05

Cientistas do Argonne National Laboratory, nos Estados Unidos, estão usando um dos recursos mais impressionantes de um show de ilusionismo, a levitação, para produzirem medicamentos mais eficazes e menos agressivos ao organismo.

Os pesquisadores descobriram um método de fazer com que gotas individuais de líquidos levitem com o auxílio de ondas sonoras. Embora, os dois métodos pareçam não ter nenhuma relação entre si, a levitação dos líquidos irá ajudar a indústria famacêutica a transformar líquidos em sólidos amorfos.

A indústria famacêutica busca por soluções para a criação de sólidos amorfos, que se mostram mais eficientes nos tratamentos de doenças e não causam tantos efeitos colaterais como sua versão cristaliana, pois são altamente solúveis e são facilmente absorvidos pelas células.

Método de levitação acústica

Por enquanto, é apenas possível criar pequenas quantidades de remédios usando o método de levitação

"O levitador acústico utiliza dois pequenos alto-falantes para gerar ondas sonoras em frequências ligeiramente acima da faixa audível - cerca de 22 KHz. Quando as caixas do topo e do fundo são alinhadas, criam-se dois conjuntos de ondas sonoras que interferem-se perfeitamente uns com os outros, ajustando um fenômeno conhecido como onda estacionária", afirmou à Scientific America Chris Benmore, físico do Laboratório.

Em certos pontos da onda estacionária, também conhecido como nós, não há transferência de energia, já que a pressão das ondas sonoras é suficiente para anular os efeitos da gravidade. Portanto, objetos leves podem facilmente flutuar com esse método.

Os pesquisadores ainda garantem que o método é essencial para a criação de remédios mais eficazes, pois as substâncias presentes no mercado se cristalizam quando em contato com algo sólido, dificultando a absorção pelo organismo. E com a levitação, os remédios líquidos podem entrar em contato com substâncias sólidas que não se cristalizam.

Por enquanto, os cientistas afirmam que são capazes de produzir apenas pequenas quantidades dos tão desejados remédios amorfos, porém, em um futuro próximo, eles acreditam que o método da levitação tornará os medicamentos ainda mais eficazes.

Confira abaixo um vídeo demonstrativo da técnica de levitação de líquidos:

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.