Cientistas identificam planeta rochoso em sistema solar binário, como Tatooine

Por Redação | 08 de Julho de 2014 às 07h50

Pesquisadores acreditam ter encontrado o primeiro exoplaneta rochoso parecido com a Terra em órbita de um sistema solar binário, dando mais um passo na busca por mundos habitáveis. A novidade foi divulgada pela revista Science na última sexta (4).

Além do óbvio avanço científico, as descobertas de exoplanetas recentes nos levam a ver os diferentes mundos de Guerra nas Estrelas um pouco mais como ciência do que ficção. O fato de ser um planeta rochoso em um sistema solar binário, ou seja, com dois sóis, o torna análogo ao mundo imaginado por George Lucas que abrigava a família Skywalker, Tatooine.

Com um nome consideravelmente mais complexo, OGLE-2013-BLG-0341LBb, o "sósia" da ficção foi identificado por um grupo de observadores utilizando uma tecnologia complexa chamada de microlente gravitacional.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Diferentemente do Kepler-186f, descoberto alguns meses atrás, que seria uma versão um pouco mais fria e maior do que a Terra, o OGLE-2013-BLG-0341LBb tem mais chances de ter um clima muito mais gelado do que a zona habitável permitiria. No entanto, ele é mais próximo da composição da Terra do que outros astros gasosos encontrados em outros sistemas solares binários.