Cientistas descobrem maneira de transformar luz em matéria

Por Redação | 21 de Maio de 2014 às 08h48

Há 80 anos dois cientistas criaram a teoria de que era possível transformar a luz em matéria, mas acreditavam ser impossível prová-la fisicamente. Só que um grupo de pesquisadores do Imperial College London fez uma descoberta incrível: é fisicamente possível sim comprovar a teoria, e com a tecnologia e materiais que temos hoje.

Segundo o site da própria instituição, o método consiste em colidir dois fótons, que são as partículas da luz, sem massa, para gerar partículas com massa - um elétron e um positron. A idéia não é nova e uma técnica antiga chamada "Breit-Wheeler" provou que isso é possível. Mas nessa técnica é necessário introduzir partículas com massa na câmara de colisão para que o processo aconteça. Segundo a nova teoria, o processo todo ocorre sem a introdução de partículas com massa, ou seja, apenas luz.

Para que isso aconteça, primeiro deve-se disparar um feixe de elétrons acelerados à uma velocidade um pouco abaixo que a da luz utilizando um laser de altíssima intensidade. Esse feixe é disparado na direção de um bloco de ouro, que acaba criando um feixe de fótons 1 bilhão de vezes mais energético do que a luz visível. Os elétrons então seriam filtrados utilizando um campo magnético.

Experimento para transformar luz em matéria

A segunda parte do experimento envolve uma pequena “lata” de ouro, em que os cientistas disparariam um feixe de laser altamente energético para criar um campo de radiação térmica, similar à luz emitida pelas estrelas.

Depois, basta jogar o feixe de fótons que saiu do ouro dentro desse campo. As partículas de luz irão se chocar aos montes e se transformarão em elétrons e positrons (partículas com massa) graças a enorme quantidade de energia que os pares possuem.

Esse processo, segundo os cientistas, recria o que aconteceu nos primeiros 100 segundos da criação do universo e também acontece em explosões de raios gamas, que são as maiores do universo e um dos grandes mistérios não resolvidos da física até agora.

Apesar de estar só na teoria, os cientistas afirmam que o processo pode facilmente ser colocado em prática com materiais e tecnologias que temos hoje em dia.