Cientistas descobrem 'gene Wolverine' que permite cura de feridas e cicatrizes

Por Redação | 13 de Novembro de 2013 às 08h30
photo_camera Divulgação

Já pensou em regenerar suas feridas e cicatrizes sem precisar de tratamentos médicos? Parece coisa de ficção científica, mas pesquisadores da Universidade Médica de Harvard conseguiram identificar um gene que acelera a cicatrização de sangramentos e lesões. É isso mesmo: um poder de autocura semelhante ao dos personagens Wolverine e Deadpool.

Descoberto pelo cientista George Daley, o gene se chama "Lin28a" e se forma quando o bebê ainda está na barriga da mãe, mas perde força ao longo do crescimento até ficar adormecido. Segundo o CNET, Daley acredita que ao "acordar" esse gene em pessoas adultas, poderá ajudar a cicatrizar tecidos após operações médicas e outros processos cirúrgicos.

Daley testou o Lin28a em ratos de laboratório geneticamente modificados. Ao fazer pequenos furos nas orelhas das cobaias, os cientistas constataram que o ferimento se regenerou quase instantaneamente. O mesmo aconteceu quando os dedos dos pés dos ratos foram cortados e os pelos das costas raspados: eles cresceram novamente em uma velocidade mais rápida que a habitual.

Acredita-se que o gene de cura possa estar ligado a um sistema de autorrenovação das células-tronco, dando aos pacientes (no caso, os ratos) habilidades especiais de regeneração. Os pesquisadores ainda afirmam que essas habilidades de cura podem ser replicadas para aumentar a produção de enzimas ligadas ao metabolismo - processo referente não apenas à velocidade de processamento de um alimento no organismo, mas também ao poder de recuperação.

Daley diz que a descoberta do gene Lin28a poderia ser usado como parte de um "coquetel de cura" que dá aos adultos a capacidade de autorreparação dos tecidos. Agora é só esperar o dia em que todo mundo poderá se transformar em um verdadeiro X-Men. Ou quase isso.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.